terça-feira, 10 de março de 2009

Beneficios do Chocolate Meio Amargo

Estudos recentes têm mostrado que o chocolate escuro, em especial o amargo, oferece potentes benefícios para a saúde. O chocolate escuro é rico em flavonóides epicatequina e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração.

Também tem sido demonstrado de forma efetiva que o consumo de chocolate escuro combate a hipertensão de intensidade média. De fato, o chocolate escuro tem mais flavonóides que qualquer outro alimento rico em antioxidantes como vinho tinto e chá verde e preto. Os mesmo benefícios não foram encontrados no chocolate ao leite e branco. Porém, chocolate é uma alimento rico em caloria, então o seu consumo requer a redução de ingestão de calorias vindas de outras fontes da alimentação. O consumo de chocolate também deve ser moderado por ter grandes quantidades gordura saturada.

Cientistas, falando no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês) em San Francisco, apresentaram resultados de estudos iniciais testando os efeitos no cérebro de "flavanols", um ingrediente encontrado no cacau.

Os estudos sugerem que os "flavanols" aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e podem ser uma esperança de tratamento para alguns danos vasculares.

Nenhum comentário: