terça-feira, 10 de março de 2009

Chocolate pode fazer as vezes da aspirina para reduzir risco de enfarte

Alguns quadradinhos de chocolate negro por dia têm os mesmos efeitos do que a aspirina para reduzir a coagulação sanguínea e diminuir os riscos de bloqueio das artérias responsável por numerosas crises cardíacas, segundo um estudo publicado hoje nos Estados Unidos.

“O que os grandes amantes de chocolate nos mostraram é que a substância química contida no cacau (chamada flavonóide) tem um efeito bioquímico semelhante ao da aspirina para reduzir a aglutinação das plaquetas sanguíneas”, escreve Diane Becker, da Escola de Medicina Johns Hopkins, principal autora da investigação apresentada na conferência anual da associação norte-americana do coração (American Heart Association), em Chicago.

Becker salienta que o seu estudo não deve ser visto como um incentivo ao consumo de quilos de doces à base de chocolate, que contêm também açúcar e manteiga.

No entanto, a medicina poderá recomendar duas colheres de café, diariamente, de chocolate negro na sua forma mais pura.

Há 20 anos que a ciência sabe que o chocolate negro rico em flavonóides faz baixar a tensão arterial e tem outros efeitos que fazem bem à circulação sanguínea.

Becker diz que, ao contrário de estudos anteriores, esta investigação mostra que doses reduzidas de chocolate negro são suficientes para ter efeitos anti-coagulantes e que não é necessário ingerir grandes quantidades para obter estes efeitos.

Nenhum comentário: