terça-feira, 10 de março de 2009

Coma Abacate e Emagreça

Saiba como aproveitar todos os benefícios desta fruta super saudável!
Quem diria que especialistas recomendariam comer abacate para emagrecer? Isto se deve ao avanço de inúmeras pesquisas científicas na área da nutrição que, dentre outras coisas, tem mudado o rótulo que certos alimentos carregavam até pouco tempo atrás.
O abacate é um destes casos, pois sempre foi banido de toda e qualquer dieta por ser altamente calórico devido ao seu alto teor de gordura. Mas é justamente na boa qualidade da sua gordura, conhecida como monoinsaturada, e dos nutrientes contidos nesta fruta que está todo o seu “poder”!
A gordura do abacate é a mesma encontrada no azeite de oliva, promovendo os mesmos benefícios deste alimento, ou seja, reduz o colesterol ruim (LDL), proporciona o aumento do bom (HDL) além de ser benéfico para a saúde das artérias.
De modo geral a gordura é digerida mais lentamente pelo nosso organismo, levando a sensação de prolongamento da saciedade. Portanto ingerir abacate (rico em gordura do bem) um pouco antes das refeições principais proporcionará, a médio prazo, um emagrecimento natural, pois além de diminuir o apetite, também controla a produção de insulina, mantendo um nível estável de glicose no sangue, sem os famosos picos que ocorrem após a absorção de uma refeição mais farta e mais rapidamente digerida. Quando isto acontece, a insulina entra em ação com intuito de diminuir rapidamente esta alta glicose circulante e toda vez que isso acorre, a fome volta rapidinho por efeito rebote. Sem falar que o aumento da insulina no sangue também estimula a produção e o estoque de gordura, principalmente na região do abdomen.
Os benefícios do abacate não param por aí, por ser rico em vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes e antiinflamatórias, é muito eficaz no combate da celulite, além de estimular o sistema de proteção do organismo, prevenindo várias doenças principalmente as de pele.
Para aproveitar os benefícios do abacate, basta ingerir duas colheres de sopa de 20 a trinta minutos antes das refeições principais (almoço e jantar). Esta quantidade por dia proporcionará uma perda de peso natural, permitindo que o organismo aceite por mais tempo o uso do abacate sem causar enjôos ou aversões. As refeições, principalmente o almoço e o jantar, devem ser balanceadas contendo um alimento de cada grupo (arroz ou batata ou macarrão ou mandioca e etc; feijão ou lentilha ou grão de bico ou soja e etc; frango ou carne ou peixe em preparações assadas, grelhadas ou cozidas ; salada variada de hortaliças e legumes temperadas com azeite de oliva; uma fruta de sobremesa). Para o preparo dos alimentos dê preferência ao óleo de canola ou de soja.
Caso queira potencializar os efeitos do abacate, ingira duas colheres de sopa como ceia antes de dormir.

Dicas Super Saudáveis:
-Só emagrece quem se alimenta. Saiba que restringir muito em quantidade e qualidade a alimentação, leva o cérebro a entender que deve estocar energia em forma de gordura para garantir sua sobrevivência.

-O consumo de carboidratos com índice glicêmico muito elevado (balas , bolos , chocolates, refrigerantes bolachas e etc) poucas horas antes de dormir não é recomendado, pois estimulam a produção de insulina que por sua vez, inibe a produção do GH ( liberado durante o sono) que é extremamente importante para o emagrecimento por favorecer a queima da gordura.

- Fracionar bem a alimentação do dia em seis refeições (café da manhã , almoço e jantar intercalados por pequenos lanches) é importante para evitar a ansiedade e fome além de manter o organismo funcionado adequadamente.

-Exercitar-se também faz parte de qualquer programa de emagrecimento, portanto mexa-se por pelo menos 30 minutos. A caminhada leve respeitando o seu limite já é um bom começo. Se pretender melhorar sua performance, procure um especialista.

-A ingestão de dois litros de água ao longo do dia é excelente para hidratar e facilita a eliminação das toxinas que se acumulam no organismo.

-Caso sinta aversão ao abacate, suspenda o seu uso e procure um especialista para fazer uma dieta dentro de suas necessidades respeitando suas preferências.

-O uso do abacate deve respeitar a sua tolerância, portanto experimente por duas a três semanas e descanse uma semana ou mais, mantendo a atividade física e um plano alimentar saudável e bem variado que evite a monotonia alimentar.
Cuide-se bem e tenha uma boa semana!

Nenhum comentário: