terça-feira, 10 de março de 2009

Hipertensao Arterial

O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.

Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.

Ela pode ser modificada pela variação do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, da freqüência cardíaca (batimentos cardíacos por minuto) e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sangüínea sofrem a influência pessoal e ambiental.

O que é?

Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas.

Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.


Níveis de pressão arterial

A pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassar a 130 e a diastólica (mínima) for inferior a 85 mmHg.

De acordo com a situação clínica, recomenda-se que as medidas sejam repetidas pelo menos em duas ou mais visitas clínicas.

No quadro abaixo, vemos as variações da pressão arterial normal e hipertensão em adultos maiores de 18 anos em mmHg:
SISTÓLICA DIASTÓLICA Nível
< 130 < 85 Normal
130-139 85- 89 Normal limítrofe
140 -159 90 - 99 Hipertensão leve
160-179 100-109 Hipertensão moderada
> 179 > 109 Hipertensão grave
> 140 < 90 Hipertensão sistólica ou máxima


No Brasil 10 a 15% da população é hipertensa. A maioria das pessoas desconhece que são portadoras de hipertensão.

A hipertensão arterial pode ser sistólica e diastólica (máxima e mínima) ou só sistólica (máxima). A maioria desses indivíduos, 95%, tem hipertensão arterial chamada de essencial ou primária (sem causa) e 5% têm hipertensão arterial secundária a uma causa bem definida.

O achado de hipertensão arterial é elevado nos obesos 20 a 40%, diabéticos 30 a 60%, negros 20 a 30% e idosos 30 a 50%. Nos idosos, quase sempre a hipertensão é só sistólica ou máxima.

Hipertensão arterial sistêmica

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que, quando não tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicações que podem atingir outros órgãos e sistemas.
No sistema nervoso central podem ocorrer infartos, hemorragia e encefalopatia hipertensiva.
No coração, pode ocorrer cardiopatia isquêmica (angina), insuficiência cardíaca, aumento do coração e, em alguns casos, morte súbita.
Nos pacientes com insuficiência renal crônica associada sempre ocorre nefroesclerose.
No sistema vascular, pode ocorrer entupimentos e obstruções das artérias carótidas, aneurisma de aorta e doença vascular periférica dos membros inferiores.
No sistema visual, há retinopatia que reduz muito a visão dos pacientes.

Adultos hiperativos

Adultos hiperativos

Impaciência, desorganização, esquecimentos freqüentes, erros por falta de atenção, dificuldade em chegar no horário, finalizar e entregar os trabalhos no prazo estabelecido e até mesmo planejar e priorizar os compromissos. Esse comportamento lhe rendeu a fama de um sujeito avoado, indisciplinado e preguiçoso? Ao contrário do que parece, isso pode não ser desleixo. Você já ouviu falar do TDAH?


TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade) não é um problema restrito apenas à infância. Ao contrário do que se imaginava, os sintomas podem, sim, persistir até a idade adulta, atrapalhando bastante a vida do portador e de quem está ao seu lado.

O que é o TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade é um distúrbio de origem neurobiológico, genético, que aparece na infância e, muitas vezes, acompanha o indivíduo por toda a vida.

Caracteriza-se pela combinação de três sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Mas cuidado: esses sintomas podem ser encontrados em outros transtornos, por isso, somente um médico especialista pode dar o diagnóstico correto.

Quais são as principais características de uma pessoa com TDAH?

Crianças e adolescentes com o problema são consideradas avoadas, inquietas e podem apresentar dificuldades na escola, no relacionamento com os colegas e em seguir regras e entender os limites.

Menos sal, mais saúde!

Quer ter boa saúde? Então trate de ficar bem longe do saleiro! Em excesso, o sal eleva a pressão sangüínea, contribui para doenças cardiovasculares, causa problemas renais e enfartes. Até aí, os malefícios do sal são bem conhecidos. Mas alguns pesquisadores garantem que esse tempero indispensável na cozinha também pode causar outros problemas à saúde.


Depois de investigar os hábitos alimentares de pessoas de 24 países, os pesquisadores da Universidade de Leuven, na Holanda, concluíram que o consumo excessivo de sal também aumenta os riscos de câncer no estômago. Outra pesquisa garante que o excesso de sal pode causar perda de cálcio e desencadear a osteoporose.

Até mesmo o sal presente em alimentos industrializados pode ser perigoso. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Médicas da França, o consumo de sal nos alimentos industrializados causa 75 mil acidentes cardiovasculares por ano naquele país, sendo 25 mil casos fatais.

Dê adeus ao saleiro

O sódio - presente no sal - é indispensável ao corpo humano. É ele quem mantém a pressão sob controle, regula o volume de fluidos e leva nutrientes para as células. Mas, para que o corpo funcione bem, basta uma quantidade bem pequena de sódio - uma colher de chá ou 2,4 gramas por dia, no máximo! E essa quantidade já está presente na maior parte dos alimentos. Então, para que abusar do sal?

Se você quer ficar longe da hipertensão e prevenir outros problemas de saúde, comece a controlar desde já o consumo diário de sal. Essas dicas vão ajudá-lo:


quando estiver cozinhando, procure substituir o sal por outros condimentos - alho, cebola, salsa, cheiro verde, manjericão, páprica. Eles ajudam a mascarar a falta de sal e deixam a comida bem mais saborosa.

acostume-se a ler os rótulos dos alimentos e só escolha as marcas que possuem menor
quantidade de sal (sódio).

tire do cardápio os alimentos muito salgados, como toucinho e bacon. E não exagere no consumo de alimentos embutidos - salsicha, presunto, mortadela, lingüiça, salame.

na hora do lanche, evite os salgadinhos.

e corte o hábito de adicionar sal à comida quando ela estiver na mesa. Se for preciso, esconda o saleiro!

Chocolate pode fazer as vezes da aspirina para reduzir risco de enfarte

Alguns quadradinhos de chocolate negro por dia têm os mesmos efeitos do que a aspirina para reduzir a coagulação sanguínea e diminuir os riscos de bloqueio das artérias responsável por numerosas crises cardíacas, segundo um estudo publicado hoje nos Estados Unidos.

“O que os grandes amantes de chocolate nos mostraram é que a substância química contida no cacau (chamada flavonóide) tem um efeito bioquímico semelhante ao da aspirina para reduzir a aglutinação das plaquetas sanguíneas”, escreve Diane Becker, da Escola de Medicina Johns Hopkins, principal autora da investigação apresentada na conferência anual da associação norte-americana do coração (American Heart Association), em Chicago.

Becker salienta que o seu estudo não deve ser visto como um incentivo ao consumo de quilos de doces à base de chocolate, que contêm também açúcar e manteiga.

No entanto, a medicina poderá recomendar duas colheres de café, diariamente, de chocolate negro na sua forma mais pura.

Há 20 anos que a ciência sabe que o chocolate negro rico em flavonóides faz baixar a tensão arterial e tem outros efeitos que fazem bem à circulação sanguínea.

Becker diz que, ao contrário de estudos anteriores, esta investigação mostra que doses reduzidas de chocolate negro são suficientes para ter efeitos anti-coagulantes e que não é necessário ingerir grandes quantidades para obter estes efeitos.

CHOCOLATE EMAGRECE !

O segredo está no cacau, que contém uma alta concentração de flavonóides, substância responsável por verdadeiros milagres em nosso corpo. Por isso, o chocolate amargo (que tem mais cacau em sua fórmula) é a sua melhor escolha. Além de delicioso, ele:

AJUDA A EMAGRECER:
Uma pesquisa dinamarquesa estudou dois grupos de voluntários. Um deles ingeria uma barrinha de chocolate amargo diariamente pela manhã e o outro grupo, a versão ao leite. Quem consumiu o tipo amargo fi cou satisfeito e parou de beliscar entre as refeições. Por aqui, há a suspeita de que algumas substâncias do chocolate diminuem a vontade de comer.

PROTEGE O CORAÇÃO:
Uma pesquisa alemã acompanhou pacientes hipertensos, divididos em dois grupos. Uma turma consumiu diariamente uma barrinha de chocolate amargo, enquanto a outra a mesma quantidade do tipo branco. Depois de 18 semanas, quem comeu chocolate amargo estava com a pressão mais baixa e, com isso, a chance de sofrer derrame ou infarto caiu cerca de 18%.

REDUZ O DIABETE 2:
Os japoneses investigaram o papel da procianidina, um componente do cacau, no controle do diabete tipo 2. Os testes, feitos em roedores diabéticos que consumiram 100 gramas de cacau todos os dias, constataram que as taxas de açúcar no sangue dos bichos caíram. O resultado garante o mesmo com humanos.

Outros benefícios do chocolate para sua saúde...

Aumenta a imunidade
Na Espanha, um estudo feito pela Universidade de Barcelona avaliou o efeito dos flavonóides no sistema imunológico de ratos jovens durante três semanas. Segundo os pesquisadores, houve um aumento de atividade dos linfócitos T, célula que defende o organismo contra vírus e bactérias.

Estimula a memória
Chocolate amargo e exercícios físicos ajudam a estimular a memória. A responsável é uma substância do cacau chamada epicatequina, segundo o estudo publicado no jornal americano The Journal of Neuroscience.

Beneficios do Chocolate Meio Amargo

Estudos recentes têm mostrado que o chocolate escuro, em especial o amargo, oferece potentes benefícios para a saúde. O chocolate escuro é rico em flavonóides epicatequina e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração.

Também tem sido demonstrado de forma efetiva que o consumo de chocolate escuro combate a hipertensão de intensidade média. De fato, o chocolate escuro tem mais flavonóides que qualquer outro alimento rico em antioxidantes como vinho tinto e chá verde e preto. Os mesmo benefícios não foram encontrados no chocolate ao leite e branco. Porém, chocolate é uma alimento rico em caloria, então o seu consumo requer a redução de ingestão de calorias vindas de outras fontes da alimentação. O consumo de chocolate também deve ser moderado por ter grandes quantidades gordura saturada.

Cientistas, falando no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês) em San Francisco, apresentaram resultados de estudos iniciais testando os efeitos no cérebro de "flavanols", um ingrediente encontrado no cacau.

Os estudos sugerem que os "flavanols" aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e podem ser uma esperança de tratamento para alguns danos vasculares.

Chocolate excita mais que beijo, diz estudo

Efeito é maior se o doce não é mastigado, mas derretido na língua.
Chocolate é capaz de dobrar a freqüência dos batimentos cardíacos.

Um beijo pode ser romântico e inspirar poemas e canções, mas não é tão excitante quanto um chocolate derretido na língua, garante um estudo publicado nesta segunda-feira (16) por cientistas britânicos.

Uma equipe de pesquisadores coordenada pelo psicólogo David Lewis, do centro de pesquisas Mind Lab, realizou o estudo comparativo que demostrou a superioridade do chocolate sobre o beijo, mesmo o mais apaixonado, no que diz respeito à excitação.

À mercê dos cientistas, vários casais de jovens que tiveram eletrodos colados à cabeça e monitores cardíacos ligados ao tórax. Sua função era deixar que pedaços de chocolate derretessem na boca e em seguida se beijar com paixão.

Os resultados foram surpreendentes: o chocolate dobrou os batimentos cardíacos dos 12 voluntários, todos na faixa dos 20 anos, o que levou os cientistas britânicos a concluírem que a excitação provocada pelo chocolate é maior do que a gerada pelo beijo.

"Não há dúvida de que o chocolate superou o beijo, sem abraços, ao provocar um estímulo corporal e cerebral maior", explicou Lewis. Segundo os resultados do estudo, o estímulo causado pelo chocolate preto ou amargo foi, em muitos dos participantes, "até quatro vezes tão prolongado quanto o do beijo mais apaixonado", e afetou todas as regiões do cérebro.

As palpitações causadas pelo beijo não duraram tanto quanto as provocadas pelo chocolate, que fez com que os batimentos do coração aumentassem de 60 para 140 por minuto, apontou o pesquisador. Ainda que já se soubesse que algumas substâncias presentes no chocolate possuem efeito estimulante, Lewis destacou que os resultados "deixaram os membros da equipe surpresos e intrigados".

"Esperávamos que o chocolate, particularmente o chocolate preto, aumentasse os batimentos cardíacos devido à presença de substâncias altamente estimulantes, mas ninguém havia previsto a duração e a intensidade do estímulo causado pelo chocolate, além dos poderosos efeitos observados no cérebro", acrescentou. Lewis lembrou que o chocolate utilizado na experiência foi o chocolate preto, com 60% de cacau.

O cientista, que antes trabalhava na Universidade de Sussex, disse que o segredo para se alcançar uma maior excitação pode estar em deixar o chocolate derreter na boca, sem mastigá-lo. Mulheres e homens responderam igualmente aos estímulos do chocolate, afirmou o pesquisador britânico.

Coma Abacate e Emagreça

Saiba como aproveitar todos os benefícios desta fruta super saudável!
Quem diria que especialistas recomendariam comer abacate para emagrecer? Isto se deve ao avanço de inúmeras pesquisas científicas na área da nutrição que, dentre outras coisas, tem mudado o rótulo que certos alimentos carregavam até pouco tempo atrás.
O abacate é um destes casos, pois sempre foi banido de toda e qualquer dieta por ser altamente calórico devido ao seu alto teor de gordura. Mas é justamente na boa qualidade da sua gordura, conhecida como monoinsaturada, e dos nutrientes contidos nesta fruta que está todo o seu “poder”!
A gordura do abacate é a mesma encontrada no azeite de oliva, promovendo os mesmos benefícios deste alimento, ou seja, reduz o colesterol ruim (LDL), proporciona o aumento do bom (HDL) além de ser benéfico para a saúde das artérias.
De modo geral a gordura é digerida mais lentamente pelo nosso organismo, levando a sensação de prolongamento da saciedade. Portanto ingerir abacate (rico em gordura do bem) um pouco antes das refeições principais proporcionará, a médio prazo, um emagrecimento natural, pois além de diminuir o apetite, também controla a produção de insulina, mantendo um nível estável de glicose no sangue, sem os famosos picos que ocorrem após a absorção de uma refeição mais farta e mais rapidamente digerida. Quando isto acontece, a insulina entra em ação com intuito de diminuir rapidamente esta alta glicose circulante e toda vez que isso acorre, a fome volta rapidinho por efeito rebote. Sem falar que o aumento da insulina no sangue também estimula a produção e o estoque de gordura, principalmente na região do abdomen.
Os benefícios do abacate não param por aí, por ser rico em vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes e antiinflamatórias, é muito eficaz no combate da celulite, além de estimular o sistema de proteção do organismo, prevenindo várias doenças principalmente as de pele.
Para aproveitar os benefícios do abacate, basta ingerir duas colheres de sopa de 20 a trinta minutos antes das refeições principais (almoço e jantar). Esta quantidade por dia proporcionará uma perda de peso natural, permitindo que o organismo aceite por mais tempo o uso do abacate sem causar enjôos ou aversões. As refeições, principalmente o almoço e o jantar, devem ser balanceadas contendo um alimento de cada grupo (arroz ou batata ou macarrão ou mandioca e etc; feijão ou lentilha ou grão de bico ou soja e etc; frango ou carne ou peixe em preparações assadas, grelhadas ou cozidas ; salada variada de hortaliças e legumes temperadas com azeite de oliva; uma fruta de sobremesa). Para o preparo dos alimentos dê preferência ao óleo de canola ou de soja.
Caso queira potencializar os efeitos do abacate, ingira duas colheres de sopa como ceia antes de dormir.

Dicas Super Saudáveis:
-Só emagrece quem se alimenta. Saiba que restringir muito em quantidade e qualidade a alimentação, leva o cérebro a entender que deve estocar energia em forma de gordura para garantir sua sobrevivência.

-O consumo de carboidratos com índice glicêmico muito elevado (balas , bolos , chocolates, refrigerantes bolachas e etc) poucas horas antes de dormir não é recomendado, pois estimulam a produção de insulina que por sua vez, inibe a produção do GH ( liberado durante o sono) que é extremamente importante para o emagrecimento por favorecer a queima da gordura.

- Fracionar bem a alimentação do dia em seis refeições (café da manhã , almoço e jantar intercalados por pequenos lanches) é importante para evitar a ansiedade e fome além de manter o organismo funcionado adequadamente.

-Exercitar-se também faz parte de qualquer programa de emagrecimento, portanto mexa-se por pelo menos 30 minutos. A caminhada leve respeitando o seu limite já é um bom começo. Se pretender melhorar sua performance, procure um especialista.

-A ingestão de dois litros de água ao longo do dia é excelente para hidratar e facilita a eliminação das toxinas que se acumulam no organismo.

-Caso sinta aversão ao abacate, suspenda o seu uso e procure um especialista para fazer uma dieta dentro de suas necessidades respeitando suas preferências.

-O uso do abacate deve respeitar a sua tolerância, portanto experimente por duas a três semanas e descanse uma semana ou mais, mantendo a atividade física e um plano alimentar saudável e bem variado que evite a monotonia alimentar.
Cuide-se bem e tenha uma boa semana!