segunda-feira, 9 de março de 2009

Dieta da USP

Se decidiu que quer fazer uma dieta para emagrecer de uma forma rápida em 14 dias está no sítio certo. A dieta da USP, promete uma perda de 14 kg em 14 dias. A dieta USP não tem nada com a Universidade de São Paulo!
Apesar de este número ser muito exagerado é possível perder cerca de 7 a 10 kg em duas semanas com esta dieta. A dieta da USP é uma dieta restritiva, com poucos hidratos de carbono e calorias. Prepare-se, se gosta de comer, vai passar sem os seus alimentos favoritos e sofrer um pouco. Esta dieta não é das mais fáceis de seguir pois são 2 semanas de esforço super intensivo!
É importante perceber que esta dieta vai fazer perder peso e emagrecer. Esta perda de peso vai ser uma perda de gordura, perda de músculo e perda de água. Nem tudo é queima de gordura e depois de acabar esta dieta vai volta a ganhar peso em água, músculo e gordura.
Esta é considerada uma dieta de emergência, se quiser perder 5 kilos em 1 semana para ir a uma festa, ou se quiser perder 10 kilos em duas semanas para ir a um casamento. Muitas pessoas tem curiosidade em começar uma dieta restritiva com poucos hidratos e pensam se existem efeitos secundários sobre os quais devem ter conhecimento.
Uma dieta restritiva deste género pode dar problemas para pessoas com certas doenças, especialmente se estiver a tomar medicação para algum tipo de problema. Muitas fezes os efeitos secundários não são graves mas deve sempre falar com o seu médico antes de fazer uma dieta radical como esta. O médico tem de ver o seu progresso e potenciais mudanças nas dosagens da medicação.
Um efeito muito comum da dieta da USP é a diminuição dos níveis de açúcar e glicemia no sangue. Isto é importante para pessoas diabéticas, especialmente as que necessitam de insulina ou medicação. Como as dietas de poucos carbo hidratos causam mudanças no açúcar no sangue é importante falar com o médico antes de fazer uma dieta para emagrecer deste tipo.
O efeito principal da dieta da USP é o emagrecimento. Tecnicamente isto não é um efeito secundário, mas os efeitos relacionados com a perda de peso incluem a regulação da pressão sanguínea, melhoramento ou desaparecimento de problemas digestivos e melhoramento de problemas respiratórios.
Se estiver a tomar medicação para a hiper-tensão ou pressão sanguínea alta, um efeito da dieta da USP é a mudança da pressão arterial. Assim deve consultar o seu médico para rever a quantidade ou a necessidade de medicação. O mesmo se aplica a problemas digestivos e intestinais, se sentir diferença no melhoramento e desaparecimento dos sintomas o seu médico deve fazer um diagnostico novo.
Outros efeitos da dieta da USP inclui a diminuição do apetite para açúcares e doces, mais sentir-se mais energia, menos inchada e com menos gases, o seu estômago vai estar melhor, níveis de açúcar no sangue mais saudáveis, menos pressão sanguínea, menos retenção de líquidos e claro menos gordura corporal.
Existem alguns efeitos secundários que não são perigosos mas podem ser inconvenientes. Estas dietas restritivas como a dieta da USP, na primeira semana pode sentir dores de cabeça, náuseas, tonturas, falta de força e cansaço, fácil irritabilidade e azia.
Há também um conjunto de efeitos que são específicos para as mulheres. Na primeira semana da dieta da USP pode ter mudanças no ciclo menstrual. Este efeito é causado pelo ajustamento do organismo a um novo estilo de alimentação. Os efeitos positivos da dieta da USP vem depois, a menstruação é menos e vai ter menos dores e diminuição de outros problemas enquanto está a fazer uma dieta com poucos hidratos de carbono.
Estes efeitos secundários são fáceis de reduzir se beber água suficiente e estiver bem hidratada, dormir bem e ter a certeza de não estar sempre com fome. Em casos raros estes efeitos secundários iniciais podem durar até 10 dias mas normalmente duram entre 5 a 7 dias.
Aqui está a receita e cardápio para a dieta da USP. Esta dieta tem um ciclo semanal que deve ser feito duas vezes, no 15º dia pode voltar aos seus hábitos regulares, mas não abuse na gordura senão vai voltar à estaca zero.
Dia 1
Manhã: Café preto sem açúcar, com adoçante
Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar
Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade
Dia 2
Manhã: Café com bolacha cream-crakers
Almoço: 1 bife grande com salada de frutas à gosto
Jantar: Presunto à vontade
Dia 3
Manhã: Café com biscoito cream-crakers
Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas
Jantar: presunto e salada
Dia 4
Manhã: Café com biscoito
Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade
Jantar: Salada de frutas e iogurte natural
Dia 5
Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto
Almoço: Frango grelhado à vontade
Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura
Dia 6
Manhã: Café com biscoito
Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade
Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura
Dia 7
Manhã: Café com limão
Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade
Jantar: Comer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas
As ervas permitidas são o agrião, chicória e a alface. Pode beber água, café e chá o sempre que quiser.
Depois de completar esta série deve recomeçar do primeiro dia. Quando chegar ao 15º dia pode voltar a comer o que quiser, mas com medidas porque vai engordar outra vez. Na dieta da USP não pode trocar alimentos de dia e não pode trocar a ordem dos dias. A dieta da USP está feita para aumentar o metabolismo e para não entrar em estado de falta de nutrição. Para a dieta funcionar deve seguir o plano com exactidão caso contrário não funciona. Existem muitas dietas para emagrecer por onde escolher.
A dieta USP não é uma dieta fácil, pois são duas semanas com um plano alimentar muito restrito e a maioria das pessoas com excesso de peso não conseguem fazer uma dieta tão radical assim de uma vez. Se não sente confiança para fazer a dieta da USP comece com uma dieta mais fácil como a dieta da sopa, que também dá resultados rápidos, mas tem a duração de uma semana em vez das duas da dieta da USP. Espero que consiga perder os 14 kilos em 14 dias, boa sorte!

Nenhum comentário: