terça-feira, 10 de março de 2009

Menos sal, mais saúde!

Quer ter boa saúde? Então trate de ficar bem longe do saleiro! Em excesso, o sal eleva a pressão sangüínea, contribui para doenças cardiovasculares, causa problemas renais e enfartes. Até aí, os malefícios do sal são bem conhecidos. Mas alguns pesquisadores garantem que esse tempero indispensável na cozinha também pode causar outros problemas à saúde.


Depois de investigar os hábitos alimentares de pessoas de 24 países, os pesquisadores da Universidade de Leuven, na Holanda, concluíram que o consumo excessivo de sal também aumenta os riscos de câncer no estômago. Outra pesquisa garante que o excesso de sal pode causar perda de cálcio e desencadear a osteoporose.

Até mesmo o sal presente em alimentos industrializados pode ser perigoso. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Médicas da França, o consumo de sal nos alimentos industrializados causa 75 mil acidentes cardiovasculares por ano naquele país, sendo 25 mil casos fatais.

Dê adeus ao saleiro

O sódio - presente no sal - é indispensável ao corpo humano. É ele quem mantém a pressão sob controle, regula o volume de fluidos e leva nutrientes para as células. Mas, para que o corpo funcione bem, basta uma quantidade bem pequena de sódio - uma colher de chá ou 2,4 gramas por dia, no máximo! E essa quantidade já está presente na maior parte dos alimentos. Então, para que abusar do sal?

Se você quer ficar longe da hipertensão e prevenir outros problemas de saúde, comece a controlar desde já o consumo diário de sal. Essas dicas vão ajudá-lo:


quando estiver cozinhando, procure substituir o sal por outros condimentos - alho, cebola, salsa, cheiro verde, manjericão, páprica. Eles ajudam a mascarar a falta de sal e deixam a comida bem mais saborosa.

acostume-se a ler os rótulos dos alimentos e só escolha as marcas que possuem menor
quantidade de sal (sódio).

tire do cardápio os alimentos muito salgados, como toucinho e bacon. E não exagere no consumo de alimentos embutidos - salsicha, presunto, mortadela, lingüiça, salame.

na hora do lanche, evite os salgadinhos.

e corte o hábito de adicionar sal à comida quando ela estiver na mesa. Se for preciso, esconda o saleiro!

Nenhum comentário: